Saúde e Bem Estar

Você anda se sentindo de forma estranha, sente muito sono, dorme e o cansaço não passa. Bem… esses são sintomas de anemia bem comuns. Quando você tem anemia, seu corpo não produz glóbulos vermelhos suficientes. Então, você não recebe oxigênio suficiente em determinadas regiões do seu corpo, o que faz com que você sinta esse cansaço e outras sensações incomodas que não deveria sentir.

O site Saúde e Bem Estar publicou o artigo, ANEMIA – Tudo que você precisa saber, explicando em detalhes os diversos aspectos da anemia, e aqui fizemos um resumo para te ajudar a identificar uma possível anemia.

A anemia, também é conhecida pela maioria das pessoas como, falta de ferro no sangue, ela é um distúrbio comum que ocorre quando uma deficiência nos glóbulos vermelhos impede a liberação de oxigênio por todo o corpo.

A causa mais comum de anemia é a falta de ferro no sangue, e esse tipo de anemia é chamada “anemia ferropriva”. Embora, existam vários outros tipos de anemia.

Acontece que na anemia por falta de ferro no sangue, os seus glóbulos vermelhos podem diminuir de quantidade. Porém, isso é muito ruim, pois é dentre dos glóbulos vermelhos que fica a hemoglobina, e é ela que transporta o oxigênio dos pulmões para o resto do nosso corpo.

Logo, você basicamente começa a sufocar por dentro, por isso sente o cansaço, o sono fora de hora e outros sintomas.

Em geral, a anemia por falta de ferro é causada por, falta de ferro na alimentação, má absorção de ferro pelo intestino, ou por perda de sangue, que nas mulheres pode ser provocada até por fluxo menstrual intenso.

Acima de tudo, as pessoas anêmicas se sentem cansadas e desgastadas, e sua saúde geral começa a sofrer. Em casos graves, as pessoas anêmicas que não procuram tratamento podem sofrer danos nos órgãos, devido à quantidade limitada de oxigênio que eles estão recebendo.

Sintomas de anemia

As pessoas que são anêmicas geralmente sentem muita falta de energia pra executar suas tarefas diárias. Embora seja normal sentir-se cansado após um longo dia de trabalho ou fazer exercícios, quando você está com anemia, você pode acordar cansado ou sentir-se cansado após períodos cada vez mais curtos de esforço, à medida que as células do seu corpo ficam sem oxigênio.

No entanto, à medida que a anemia piora, seu corpo pode sofrer alterações físicas bem visíveis, sua pele pode ficar pálida, suas unhas quebradiças e os ferimentos podem demorar mais para parar de sangrar ou sarar.

Outros sintomas associados à anemia são:

Irritabilidade

Fraqueza

Tontura

Mãos e pés frios

Desânimo

Cansaço

Pele e mucosas pálidas

Tontura e sensação de desmaio

Dores de cabeça

Dores nas pernas

Queda de cabelo e unhas fracas e quebradiças

Falta de apetite

Dificuldade de concentração e lapsos de memória

Diminuição do desejo sexual

É provável que esses sintomas sejam muito leves no início, especialmente se você tiver anemia leve ou moderada. Nosso corpo é muito adaptável e ele tentará compensar a perda de oxigênio no sangue. À medida que a anemia avança, seu corpo será menos capaz de se adaptar e os sintomas se tornarão mais fortes.

Você deve consultar o seu médico se tiver alguns desses sintomas. No entanto, a anemia é frequentemente descoberta durante uma investigação de outro problema de saúde, uma vez que a anemia em estágio inicial geralmente envolve poucos ou nenhum sintoma. E nesses casos mais leves, quase sempre, os sintomas são ignorados ou confundidos com o cansaço do dia a dia.

Diagnóstico

Um diagnóstico de anemia geralmente envolve:

Um hemograma completo, (exame de sangue que mede todos os diferentes componentes do seu sangue).

Investigação do histórico familiar, que pode indicar se você se tornou anêmico devido a uma doença ou condição genética.

Um exame físico que pode determinar se sua respiração ou batimentos cardíacos se tornaram irregulares devido à anemia.

Outros exames de sangue que verificarão deficiências de ferro ou outras vitaminas.

Em conclusão, se você se sentir consistentemente fraco ou cansado e tiver algum dos sintomas de anemia que foram mencionados acima, o seu próximo passo deve ser consultar o seu médico, afim de fazer um exame de sangue.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *