DEVEMOS EVITAR CAMINHAR NA CONTRAMO DE DEUS

1.0 texto bíblico de Lc 10.30, afirma: “Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores…”. Jerusalém é a cidade do grande Rei (Mt 5.35), Porém, Jericó é a cidade do pecado e da destruição(Is 6.17-21). Sair da cidade do grande rei para a cidade do pecado e da destruição é andar na contramão espiritual.

2. Segundo os estudiosos da Bíblia, esta estrada de Jerusalém a Jerico tinha cerca de 27 km. Flavio Josefo afirma que esta estrada era desolada e pedregosa. O bibliólogo Jerônimo afirma nos seus dias que esta estrada continuava infestada de assaltantes beduínos. Em Pv 14.12. Salomão escreve: “Hà caminho que ao homem parece direito mas o fim dele são os caminhos da morte.”

3. Em 2Sm 22.31, Davi afirma: “O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor, refinada, ele é o escudo de todos os que nele confiam.”

4. No Sl 119.105, o salmista escreveu, dizendo: “Lampada para os meus pés é a tua palavra e luz ,para o meu caminho”.

DEVEMOS EVITAR A RELIGIO DA HIPOCRISIA.

1. Em Lc 10.31, ao passar um sacerdote por aquele caminho, vendo o homem ferido, passou de largo. O Sacerdote devia curar as feridas do povo e reconduzir o povo ao caminho do Senhor, mas simplesmente ignorou o homem ferido (Ml 2.7). Isso revela o descaso da religião da hipocrisia.

2. Em Lc 10.32, um levita descia por aquele caminho, e vendo o homem ferido, também ignorou e passou de largo. Os levitas, que foram escolhidos para cuidar do lado espiritual do povo, também fizeram pouco caso da situação daquela alma ferida (MI 2.4-6).

3. O que é a religião da hipocrisia? A religião da hipocrisia é o amor fingido que as pessoas praticam, e não o verdade do amor que professam ter. Em Rm 129, Paulo afirma que: “O amor seja não fingido”. Em 1 Pe 4.8, Pedro afirma: Sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobrirá a multidão de pecados”.

4. No livro de 1Jo 3.17-18, João também escreve, dizendo: “Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmãos necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade

DEVEMOS PRATICAR O AMOR DO BOM SAMARITANO

1. 0 texto sagrado de Lc 10.33-35 afirma que o bom samaritano, além de prestar os primeiros socorros aplicando azeite e vinho nas feridas do homem, também cuidou dele até ficar sarado. Esta é a lição do verdadeiro amor

2. Esta parábola de Jesus foi um duro golpe na hipocrisia dos escribas e fariseus, que negligenciavam a justiça, a misericórdia e o amor de Deus, os preceitos mais importantes da Lei (Mt 23.23; Lc 11.42). O samaritano, de um povo tão odiado pelos judeus, mostrou muito mais amor do que eles (Lc 10.33-37; Jo 4.9,39-42).

3. Em Jo 13.35, Jesus disse: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.”

4. Em Cl 3.14, Paulo escreve, dizendo: “E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vinculo da perfeição”. E, em Hb 13.1, a Bíblia diz: “Permaneça o amor fraternal”.

CONCLUSO

Portanto existem muitas outras lições importantes que podemos extrair da parábola do bom samaritano; porém, por pouco espaço, deixamos que o próprio leitor explore mais o texto sagrado e busque novas revelações na palavra de Deu para seu crescimento espiritual e de seus ouvintes. Portanto, evite andar na contramão de Deus; evite a religião da hipocrisia e pratique a religião do verdadeiro amor.

Tudo sobre Devocional, Adoração a Deus, Como evangelizar em mundodabiblia.com

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *